Prata 925 x Prata 950: Quais as diferenças?

Neste artigo vamos esclarecer uma das dúvidas mais frequentes nos nossos canais de atendimento: Qual é a diferença entre a Prata 925 e a Prata 950? Tudo para você conhecer a história, os procedimentos e saber exatamente qual peça que você está levando para casa.

A primeira diferença é bem simples e está em sua composição. A prata 950 é composta de 95% de prata e 5% outros materiais, enquanto a prata 925 é composta de 92,5% de prata e 7,5% de outros materiais. Isso acontece porque a Prata 1000 – ou também prata pura – é muito maleável.

Ou seja, como esse estado puro é mole e frágil, o manuseio é dificultado, provocando arranhões e deformidades com mais facilidade e por isso é pouco utilizada na fabricação de joias.

Anel mão - Aliança
Photo by Baylee Gramling on Unsplash

A inclusão de outros metais, como o cobre, forma uma liga mais dura e resistente. Em geral, a Prata 950 é utilizada em peças mais brutas, como alianças ou artesanais. Já a Prata 925 é escolhida para confecções de adornos com mais detalhes.

Colar Pescoço
Photo by Andie Gómez-Acebo on Unsplash
Brinco orelha
Photo by Tamara Bellis on Unsplash

Ambas as nomenclaturas são consideradas “Prata de Lei”. Esse termo foi estabelecido no século XIII, pelo rei de Portugal Dom Afonso II, que decretou uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a 80% de pureza em sua constituição final, evitando a diminuição do valor da peça.

Na Céu de Prata, todas as joias são confeccionadas em Prata 925.

Até hoje este é o padrão internacional na fabricação de joias, o que garante a qualidade excepcional, alta durabilidade e brilho. Todo objeto em prata de lei é identificado com gravações em números.

As joias de prata 925 tem uma beleza excepcional, que tanto servem para compor looks no dia a dia, quanto para destacar em ocasiões especiais. Agregam beleza e requinte aos estilos pessoais, marcando épocas, refletindo a identidade e tendo papel de destaque em todo o mundo.

Colar Pescoço
Photo by Gardie Design & Social Media Marketing on Unsplash
Prata 925
Photo by Jenna Anderson on Unsplash
Anel onda mar
Photo by Maddi Bazzocco on Unsplash
Anel Aliança Prata
Photo by Kazzle John Delbo on Unsplash

Muito apreciada também em ritos de passagem como batismos, casamentos, aniversários e celebrações. Além disso, são opções para pessoas alérgicas, pois a prata nobre não provoca alergia na maioria das pessoas.

A prata foi um dos cinco primeiros elementos descobertos e é minerada há mais de 6 mil anos. Foram eles: ouro, cobre, chumbo, ferro e prata.

Objetos de prata foram encontrados desde 4.000 aC. As joias de prata na antiguidade eram frequentemente associadas a poderes especiais, como cura, boa sorte e também em crenças para afastar os maus espíritos. Juntamente com o ouro, a prata é um metal maleável. Uma onça de prata tradicional – medida que equivale a aproximadamente 23,34 gramas – pode ser transformada em um fio com mais de 4,43km de comprimento!

As joias de prata são nobres e não enferrujam, o custo é mais baixo em relação ao ouro, pois é encontrada em mais abundância, em forma de pepita ou grãos. O continente americano é o que mais faz a mineração desse metal e o México é o maior produtor do mundo.

Prata 925
Photo by Jess @ Harper Sunday on Unsplash

CÉU DE PRATA
signature

Subscribe so you don’t miss a post
Sign up with your email address to receive news and updates!

O que você acha?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários.

Anterior
Ecojoias, joias ecológicas
Prata 925 x Prata 950: Quais as diferenças?