Significado anéis em dedos – Curiosidades!

Dentre os acessórios do dia a dia, os anéis estão entre os mais comuns entre homens e mulheres. Além de admirar e exibir suas joias, você também pode demonstrar um pouco da sua personalidade, dos seus gostos, da sua história e também atribuir a alguma crença.

[…] mitológico e o espiritual de acordo com os chakras.

Diferentes culturas ao longo da história atribuíram inúmeros significados para o uso dos anéis levando em consideração o status, autoridade e também convenções sociais. Os gregos, por exemplo, acreditavam que cada dedo representava um deus mitológico.

Sendo assim, a pessoa homenageava e incorporava algumas de suas características. Já os orientais acreditavam que os dedos estão ligados a centros de energia, conhecidos como chacras. Hoje vamos explicar alguns desses significados a partir de três pontos de vista: o histórico, o mitológico e o espiritual de acordo com os chakras.

POLEGARES – Anéis nos polegares, culturalmente, não tem nenhum significado específico. Por ser um dedo longo, é indicado para anéis de classe ou peças de alto impacto caso queira ser notado. No entanto, na quiromancia (estudo das mãos), é um dedo que representa, autoafirmação e força de vontade.

É o dedo que trabalha o ego. Um anel nesse dedo pode significar desejo de mudança ou de controle sobre a própria vida. Além disso, ele também está ligado à independência e à liberdade. Na mitologia, representa Poseidon, o deus dos mares, o único que não vivia no Olimpo, pois era independente.

Já no quesito espiritual, ele está associado ao chakra do alto da cabeça, que além da vontade de viver com liberdade também significa certo apreço pela espiritualidade.

Anel em Prata 925
Photo by Frederick Medina on Unsplash
Anel em Prata 925
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

INDICADORES – Assim como anéis nos polegares, os anéis nos indicadores também não possuem um significado específico na nossa sociedade atual. Em algumas culturas, o anel no indicador direito simboliza o casamento, como nas cerimônias judaicas. Na antiguidade, costumava ser utilizado por reis e grandes líderes, por isso pode ser associado à liderança e ambição.

Na mitologia representa o deus Zeus, rei de todos. Na espiritualidade está associado ao chakra laríngeo (garganta) e destacam pessoas eloquentes, que se expressam bem e tem liderança. Por ser um dedo longo, é indicado para anéis de classe ou peças de alto impacto caso queira ser notado.

Anel em Prata 925
Photo by Scott Webb on Unsplash

Espiritualmente está ligado ao chakra do coração e do estômago e pode refletir certo cansaço.

DEDOS MÉDIOS – Os anéis nos dedos médios também não apresentam ligação história com crenças ou costumes, sendo então aberto para livre interpretação no dia a dia. No âmbito comportamental, representa a simetria, pode ser utilizado por pessoas que desejam equilíbrio.

Na mitologia representa Dionísio, o deus do vinho e das festas, trazendo a ideia de liberdade, alegria e falta de preocupação com o externo, sem se importar com o que dizem a respeito de si. Espiritualmente está ligado ao chakra do coração e do estômago e pode refletir certo cansaço.

ANELARES – Os anelares são cheios de significados. em muitas culturas ocidentais, o dedo anelar esquerdo representa um estado civil, um compromisso, em grande maioria o matrimônio. Acredita-se que esse costume esteja relacionado a uma antiga crença romana de que uma veia viaja diretamente do dedo anelar para o coração.

Outra significação são os anéis de castidade, ou popularmente conhecidos como anéis de pureza, que indica que a abstinência de relações íntimas até o casamento. Já o destro serve para simbolizar compromissos amorosos como namoro. Ainda sim, existem diversos países que utilizam o anelar direito como representação para matrimônio ou noivado.

Anel em Prata 925
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Na mitologia, representa Afrodite, a deusa do amor. Simboliza relacionamentos, criatividade e amor pelo que é belo. Na espiritualidade representa pessoas dependentes de relacionamentos interpessoais, como família e círculos fortes de amizade.

Pessoas que gostam de usar esse anéis procuram constantemente a beleza em sua vida. Atuam junto ao chackra supra-renal, ligado ao útero, ovários, rins e fígado.


Dos anéis de sinete às alianças, um anel no dedo mindinho pode simbolizar diversas coisas.


DEDO MINDINHO OU MÍNIMO

“Dentre estas, as mais conhecidas são demonstração de conhecimento e conexões com a máfia. Nos séculos XIX e XX, quando um homem usava dois anéis no dedo mindinho esquerdo era sinônimo de que já foi casado. O anel inferior era de casamento, enquanto o do topo era o anel de sinete. Alguns historiadores acreditavam, por exemplo, que o presidente americano Franklin D. Roosevelt usava com essa significação.

Anel em Prata 925
Photo by zelle duda on Unsplash
Anel em Prata 925
Photo by Amy Humphries on Unsplash

Que tal dar uma olhada na nossa seção de anéis e escolher qual modelo combina mais com as suas características?

A ligação com a máfia representada pelo anel no dedo mindinho esquerdo ganhou popularidade através de filmes e séries de TV, como em “A família Soprano” no final da década de 90. Já a utilização no dedo da mão direita representa um status, um nível de conhecimento, por isso anéis de formatura costumam ficar neste dedo.

Já no quesito interpretativo, o dedo mínimo representa a relação da pessoa com a realidade à sua volta. Para a quiromancia, é o dedo que corresponde aos relacionamentos e à comunicação do indivíduo com o mundo.

Um anel nesse dedo ajuda a desenvolver as relações interpessoais. Enquanto isso, o lado espiritual atrela o mindinho ao chakra sexual, indicando que as pessoas que utilizam costumam ser sensuais, atraentes e sedutoras.

Anel em Prata 925
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

CÉU DE PRATA
signature

Subscribe so you don’t miss a post
Sign up with your email address to receive news and updates!

O que você acha?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários.

Anterior
Jóias espirituosas, sorte e crença
Significado anéis em dedos – Curiosidades!