O que é Choker? Um pouco de moda…

Se você gosta de joias e acessórios com certeza já ouviu falar nas chokers! Polêmica, cheia de significados e repleta de atitude, elas estão novamente em evidência. Na verdade, se você puxar a história da moda é difícil dizer se, em algum momento, ela deixou de estar.

Ainda sim, muitos ainda tem dúvida a respeito do que é, como usar e como compor o visual com esse acessório. Por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre elas.

As chokers são colares super justos no pescoço, que podem ser utilizadas sozinha ou em composição com outros elementos. Em português, o termo choker pode ser traduzido como gargantilha. No entanto, a repaginação desse item no mundo da moda deu lugar ao termo em inglês após retornar às passarelas.

Colar choker Prata 925
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Ao longo da história, elas já apareceram em composições diversas. Encontra-se referências de sua utilização desde o Egito antigo, na época das monarquias e recentemente com a moda jovem nos anos 90.

Feitas em diversos modelos e materiais, como veludo, látex, miçanga, couro, ouro e prata, elas podem ser adornadas de várias maneiras, inclusive com pingentes.

Photo by musadocharme on Google
Colar Choker Prata
Photo by Pinterest

Em cada época foi associada a diversos significados e utilizada em várias circunstâncias, seja para esconder cicatrizes, símbolo de rebeldia e luta – como forma de protesto às mortes por guilhotina, por exemplo –, e também representar a alta moda.

As chokers valorizam qualquer look e pode fazer parte de composições diversas e sobreposições.

Hoje, existem chokers para todos os estilos do mais clássico ao moderno, mesmo assim, é preciso ter atenção na hora de escolher o modelo ideal para você. Modelos mais detalhados, com aplicações e pingentes, pedem acessórios mais discretos como brincos e colares menores para destacar a região sem exagero.

Um mix de colares também funciona muito bem, combinando cores e pedras dos acessórios.  Geralmente, a choker de prata é mais delicada e discreta do que os outros modelos. Sendo excelente para composições mais discretas com toque de modernidade que caracteriza esses colares.

Colar choker Prata 925
Photo by Maura Silva on Unsplash
Colar choker Prata 925
Photo by Hàn Vi Phạm Thị on Unsplash
Colar choker Prata 925
Photo by Tyler Nix on Unsplash
Colar choker Prata 925
Photo by Carol Oliver on Unsplash

Para quem tem pescoço e o rosto mais fino, é legal usar chokers com mais detalhes, com pingentes ou modelos mais largos, pois são ótimas opções para dar volume a região. Já para quem tem o rosto e o pescoço mais robustos e pretende dar menos volume, vale a pena investir em chokers de tamanho médio e sem muitos detalhes e amarrações.

O ideal é deixar espaço onde sua pele vai aparecer e alongar essa parte do seu corpo.

Também é indicado usar modelos que ficam mais na base do pescoço e não tão no meio. Evite usar chokers muito finas, pois elas podem marcar o seu pescoço e criar ainda mais volume.

Além disso, as chockers combinam com t-shirts, vestidos, blusas decotadas, estilo ciganinha e até mesmo modelos de gola alta, agregando valor e estilo ao seu visual.

Mas lembre-se da dica mais importante na hora de escolher as suas peças: no final o importante é representar a sua personalidade e atitude em cada joia que escolher!

Colar choker Prata 925
Photo by Google Imagens

CÉU DE PRATA
signature

Subscribe so you don’t miss a post
Sign up with your email address to receive news and updates!

O que você acha?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários.

Inscreva-se para receber atualizações!

Anterior
Significado anéis em dedos – Curiosidades!
O que é Choker? Um pouco de moda…