Comprando online com segurança: saiba identificar um site confiável

| |

Comprar pela internet é tudo de bom. Seja para você mesma, naqueles momentos que dá vontade de se mimar, seja para quem você ama. A verdade é que, além do prazer que um mimo pode dar, comprar online também é sinônimo de praticidade, certo?

Mas em épocas de muitas promoções, comprar na internet pode ser muito arriscado, já que ficamos expostas a vários sites e propagandas falsas, correndo risco de fornecer dados a sites não seguros ou pagar por algo diferente do que está exposto na internet.

A gente entende que essas possibilidades dão muito receio e podem te deixar inibida na hora de comprar um presente ou aquele item que você tanto quer, aproveitando descontos reais.

Por isso, hoje, a Céu de Prata vai te ensinar a saber com certeza se um site é seguro para que você faça suas compras online sem grandes dores de cabeça. Vamos lá?!

Como saber se um site é seguro: 5 dicas simples

Não se preocupe: você não precisa ser uma expert em computadores e tecnologia para identificar quando vale a pena ou não comprar em um determinado site. Com as nossas dicas, será fácil entender se um site é confiável ou não, olha só:

1. Cadeado de segurança

Uma forma bem simples de saber se o site é confiável é buscar pelo símbolo de segurança dele, o cadeado! Ele fica ao lado esquerdo da barra de pesquisas, lá onde aparece o link do site, sabe? Olha só:

Barra de endereço com URL de site mostrando cadeado de site seguro

Esse cadeado mostra que o site tem um certificado de segurança, o qual é emitido por empresas confiáveis. Além disso, ele é atualizado em, no máximo, um ano, então, se o site o contém, saiba que está protegida!

Para garantir, você pode clicar sobre o cadeadinho e conferir a validade do certificado, desta forma:

Caixa suspensa ao clicar no cadeado visível na barra de navegação com URL de site seguro

Caso o site em que você esteja comprando não possua esse ícone, cuidado! Evite fornecer seus dados e busque outra loja virtual para garantir seus mimos, tá bem?

2. Informações obrigatórias de segurança

Sites confiáveis sempre estão de acordo com o que é proposto pelas leis do e-commerce, então, sempre confira se a loja virtual em que você está comprando apresenta estes dados:

  • CNPJ;
  • Razão Social;
  • Endereço da sede da empresa*;
  • Telefone;
  • E-mail ou formulário para contato.

*Hoje, é comum que alguns sites confiáveis não apresentem o endereço – muitas vezes por serem apenas empresas online com o galpão de estoque e setor administrativo ou financeiro. Por isso, caso falte essa informação, não precisa se preocupar tanto: as outras são mais essenciais, principalmente o CNPJ.

Elas devem aparecer de forma clara no topo ou no rodapé do site, assim:

Parte inferior de site onde contem informações da marca

3. Confirme o CNPJ do site

O site tem todas as informações necessárias, mas você ainda não se sente muito segura? Outra forma de averiguar a confiabilidade de um e-commerce é consultando o CNPJ no site da Receita Federal.

Lá você consegue conferir a situação cadastral do CNPJ, que é de domínio público: confira quais serviços a empresa pode prestar e se ela não está cancelada ou inativa – nesses casos, não compre!

A Receita Federal permite consultar online a situação cadastral de qualquer CNPJ. Basta acessar o site e pesquisar o CNPJ da loja de seu interesse. Caso a situação cadastral do e-commerce esteja cancelada ou inativa, não compre. Aproveite e verifique também quais serviços a empresa está autorizada a prestar.

Para consultar, é bem simples:

  • acesse a página de consulta do CNPJ;
  • digite o CNPJ do site que deseja consultar, sem pontos ou traços, apenas números;
  • clique em “não sou um robô” e aguarde a conferência;
  • clique em consultar.

Área do site da Receita Federal utilizado para confirmação de inscrição de CNPJ

Assim que carregar, lembre-se de conferir os pontos que comentamos anteriormente:

Nota fiscal de serviço eletrônica destacando para parte de CNPJ ativo

4. Certificação de avaliação de clientes

Assim como você, outras pessoas buscam por sites confiáveis e seguros que garantam boas compras online. Por isso existem diferentes plataformas de avaliação dos sites atualmente, como o Reclame Aqui.

Você pode recorrer a elas para ver o que as pessoas estão falando da loja virtual de sua preferência. Quando as avaliações são muito boas, as lojas recebem selos de qualidade e confiabilidade, veja alguns exemplos:

5. Compare com sites confiáveis

Existem sites grandes de empresas renomadas que sabemos por A mais B que são confiáveis. Então, uma forma de saber se a promoção de um e-commerce é confiável ou não, é comparando com outras lojas virtuais do nicho.

Atente-se a alguns aspectos principais:

  • diferença entre os preços;
  • qualidade de textos e imagens;
  • design gráfica do site – a aparência é profissional?;
  • tem informações de troca e devolução claras;
  • quantidade de promoções – épocas sazonais são exceções, como Black Friday e Natal.

Tudo isso irá te ajudar a entender se o site em que você quer comprar aquele mimo especial é seguro ou não. Também vale a pena tentar entrar em contato com a loja para ter mais informações, considerando a qualidade do atendimento um fator importante para sua compra!

Agora que você já entendeu como saber se o site é seguro, aproveite as promoções da época e garanta os mimos que você tanto quer, seja para si ou para presentear uma pessoa especial!

Ficou com alguma dúvida? Pergunte para nós aqui nos comentários que vamos respondê-la.

Até mais!

Anterior

Tudo sobre como criar um mix de colares tendência!

Mão de Fátima ou Hamsá: os segredos da simbologia

Próximo

Deixe um comentário