Correntaria: conheça o poder das correntes de elos

| | ,

Conchas, ear cuff, piercings, tiaras e pérolas são algumas das tendências que vigoram nos dias atuais no mundo dos acessórios. Mas, após o prenúncio da Vogue Brasil de que a correntaria seria a grande tendência de acessórios dos dias atuais, as correntes entraram com tudo nessa lista.

Elas estão presentes em todas as mídias sociais, do tik tok ao youtube. Perfilam com certo protagonismo nos pescoços das fashionistas do mundo todo, fazendo um grande sucesso. As correntes de elos estão tão em alta que, atualmente, as encontramos em fácil acesso de compra seja em lojas físicas ou onlines.

Aliás, não se espante em ver as queridinhas por aí em mix com outras tendências, como as medalhas. É que o favoritismo gerado ao redor desses acessórios fez e faz deles um sucesso em vendas.

Pensando em te auxiliar a compor estéticas despojadas e elegantes, utilizando do melhor da correntaria, abrimos este post com chave de ouro te apresentando essa trend incrível.

Correntaria: a tendência da vez

O interessante da correntaria é a sua capacidade de mudar 100% uma produção. Os acessórios que compõem essa trend chamam muito a atenção devido aos elos e sua disposição em mix.

Com propostas opulentas, as correntes em elos mostraram que voltaram com tudo. A ideia é aproveitar os looks com uma pegada mais clean e realçá-los criando uma aura mais alinhada e sofisticada.

Em verdade, o uso de uma corrente de elos em dourado tem o poder de deixar um look básico e casual mais arrojado e fechado. Além disso, é inegável que o uso desses acessórios alimentem ainda uma imagem de poder, status e luxo.

Ora, não podemos ainda nos esquecer que a correntaria remonta a expansão mercantil, na qual foi consolidada como símbolo de nobreza, posto ser usada pelos mais ricos da sociedade.

Perpassando anos de história, nas mãos dos italianos, as correntes tornaram-se símbolo de beleza, adentrando para o universo da moda como um acessório de elegância.

Tipos de elos e suas peculiaridades

Muitos dos estilos de correntes que conhecemos hoje foram consolidados pelos ourives italianos durante o período do Renascimento, mas outras foram desenhadas na contemporaneidade. Confira alguns estilos de correntaria:

Grumet

corrente grumet em prata

As correntes Grumet são as mais populares nos dias atuais, podem conter elos simples ou duplos. Feitas de elos mais alongados e grossos, são as que se encontram em nosso ideário mental assim que pensamos em correntes.

Cartier ou cadeado

corrente cartie em prata

Advinda das mãos do famoso Louis Cartier, as correntes cartier, ou cadeado, como são conhecidas popularmente, possuem elos achatados de tamanho proporcional por toda a extensão do acessório.

Português

corrente português em prata

A peculiaridade dos elos portugueses está em seu tamanho diminuto arredondado que estão dispostos de formas assimétricas, ou seja, temos elos verticais intercalados com elos horizontais, criando-se, assim, uma estética distinta.

Veneziana

corrente veneziana em prata

A ligação entre os elos de malha veneziana é muito delicada, quase sem sobra de espaço entre eles, logo, ficam bem juntinhos, o que acaba por criar propostas estéticas singulares.

Corda

A corrente de elos em corda lembra a uma corda tradicional. É uma espécie de elo mais elegante e requintado, cuja aparência nos remete a justaposição de vários elos em uma ou mais extensões.

Como usar corrente de elos

Como percebemos, os acessórios de elos podem criar looks auspiciosos e opulentos, uma vez que têm a capacidade de construção de estéticas poderosas. A depender da cor da corrente de elos, seja em tons de prata ou dourado, podemos produzir looks elegantes e até mesmo irreverentes.

As correntes são colares bem versáteis, então, pode-se dizer que o uso tende a variar a depender do estilo de cada pessoa, logo, é importante entender qual é o seu estilo.

Para mulheres que preferem maior delicadeza e discrição, o ideal seria o uso de elos menores e mix de colares, devido è maior sutileza que agregam. Já para mulheres de estilo moderno e cosmopolita, correntes mais grossas com elos maiores são uma ótima opção, os looks tendem a ficar mais poderosos.

O importante é ter sempre em mente que um colar de elos não é um acessório qualquer, dado a ocasiões descompromissadas. Pelo contrário, a esses acessórios alinham-se looks modernos e chiques com tons de requinte.

Buscando utilizar-se de toda a capacidade estética das correntes, trouxemos algumas dicas de uso para você arrasar por onde quer que esteja. Vamos lá?!

Mix de colares

Como vimos, os elos podem ser de variados tipos, tamanhos e formatos, de modo a corroborar à construção de looks versáteis. Com um mix de colares de diferentes espécies de elos, você pode jogar com a irreverência da assimetria dos acessórios.

Assim, mesclar três tipos de elo na composição de um mesmo look pode ser uma proposta inovadora. Tente fazer a justaposição de uma corrente com elos mais largos, outra com elos em corda e que tal uma corrente com elos grumet duplos?

Tais combinados com uma blusa lisa de gola alta podem garantir o sucesso de seu look, sem pesar tanto no visual. Afinal, considerando que correntes são chamativas, as peças de roupas precisam ser mais leves e delicadas.

Correntes com looks monocromáticos

Uma forma de trazer maior equilíbrio a um look, no qual a correntaria é utilizada como um acessório de forte expressão, é utilizando peças de roupas monocromáticas, livre de estampas, logotipos e emblemas.

Sendo assim, você pode apostar em cores mais neutras, compondo um look all black, mas nada te impede de se jogar em matizes de cores mais enérgicas e vibrantes, corroborando assim para uma estética mais audaciosa.

Com blusas de tricot

Peças de roupa em tricot podem até nos aludir a um estilo mais vintage de baixa expressividade. No entanto, blusas e vestidos em tricot monocromáticos estão em alta e já fazem o maior sucesso.

Dada a simplicidade das peças de tricot, elas combinam muito bem com correntaria, seja uma corrente de elos alongados um pouco mais rente ao pescoço, como as chokers, ou ainda com brincos de elos mais fininhos, mantendo assim a delicadeza e elegância de um estilo clássico.

Viu só como é fácil construir looks surpreendentes com a versatilidade da correntaria? Com o uso dos elos você garante que será notada por onde quer que esteja.

Mas, diz aí pra gente nos comentários, você já usava essa tendência? Qual tipo de elo mais combina com o seu estilo? Adoramos a interação de vocês. E já sabe, se gostou desse post, compartilhe com as amigas, garantimos que elas irão adorar!

Nos vemos em breve!

Anterior

Amuletos da sorte para espantar de uma vez por todas o azar 

Colar ideal para cada tipo de decote: 10 dicas para arrasar

Próximo

Deixe um comentário