Estrela de Davi: você conhece o símbolo? Saiba o que ele significa

| |

Uma pessoa religiosa e mesmo as que não são, em algum instante da sua história, já pode ter cruzado com a Estrela de Davi. Ela tem significados tanto místicos quanto religiosos, mas nem todos entendem qual é a significação que traz.

Essa “mitologia” não deve ser considerada um absurdo, afinal, ninguém sabe tudo, não é? Mas se você acha ele bonito ou usa e não entende quais são suas definições, hoje, vai tirar todas as dúvidas!

Vem com a Céu de Prata entender o que esse signo quer dizer, vamos lá!

Estrela de Davi: entenda como surgiu o símbolo!

Em um mundo cheio de diversidade, seja em aspectos sociais, psicológicos ou físicos, seria impossível não ter representações dessas variações, certo? A todo o tempo, as informações correm, sejam elas de acontecimentos, tragédias, crenças e o que mais estiver bombando.

No caso das religiões, é de senso comum que existem várias, por isso, também é quase impossível não ter um pouco de cada em diferentes locais ou símbolos que as representem, como acontece com a Estrela de Davi.

E apesar de não sabermos o porquê, ainda sim, estão presentes. Se você é uma pessoa observadora, certamente já deve ter notado o signo, não é? Em estampas de roupas, em pingentes e colares, entre outras coisas.

Imagem com fundo branco e corrente prata com pingente de Estrela de Davi

Indo além do que apenas uma forma “diferente” de uma estrela, seu significado é histórico e cultural, disseminado em muitas crenças.

História do símbolo: desvendando os fatos

Quem é cristão provavelmente já se deparou com a tão famosa Estrela de Davi, hexagrama ou estrela com seis pontas, mas, apesar de ter recebido esse nome, ela é um signo antigo que esteve presente em civilizações diversas.

Portanto, essa presença significa muitas funcionalidades, conceitos e interpretações. Por exemplo, antigamente, era mais comum encontrá-la associada aos judeus, povo que não identifica Cristo como o Messias que surgiu para salvar as pessoas do pecado.

O nome vem do Rei Davi, pessoa importante que ganhou admiração e se destacou para o povo, que carregava essa estrela como um símbolo no escudo, assim como seus soldados. Dessa forma, ela continuou tendo um significado de proteção divina para o povo.

Novamente, ela aparece em Israel, estampada na bandeira e em sua cultura. Aqui, sua forma é de dois triângulos que são sobrepostos de maneira invertida, um para baixo e outro para cima, o que dá forma às seis pontas que também dão nome à estrela.

Mas isso não precisa significar que só o povo judeu a usou, ela tem parte em muitas outras culturas e crenças, como no Santo Daime, que a correlaciona com a Lua e outros símbolos elementais.

Na umbanda, religião bem conhecida e presente no território brasileiro, ela também é encontrada. Nesse sentido, cada uma das pontas simboliza os orixás, as entidades presentes, servindo como proteção contra o mal.

Representando três deuses, Shiva, Brahma e Vishnu, a estrela com seis pontas do hinduísmo traz a simbologia da criação, preservação e transformação, ou seja, a divindade tríade hindu.

Na maçonaria, esse símbolo representa os dirigentes, explicitando qual é a hierarquia desses membros em seus diferentes posicionamentos.

Agora, no cristianismo, que, diferente do judaísmo, reconhece Cristo como o Messias, o significado da Estrela de Davi representa a vitória da bondade contra a maldade no dia do juízo. Jesus, descendente de Davi, virá para a Terra como uma estrela brilhante.

Portanto, o que podemos retirar de tudo isso é que ela costuma ser um símbolo de força, do bem, de autoridade e de divindade. Dito isso, associá-la a coisas boas, como prosperidade, boa sorte e bênçãos é o que acontece e que está certo conforme crença de cada pessoa.

Estrela de Davi: significado nos acessórios

Depois de toda a história e simbologia, seria uma ofensa cultural considerar a estrela de uma coisa ou de outra. O que vai ditar o uso, provavelmente, será a crença de cada indivíduo e seus desejos e objetivos para a vida.

Por isso, encontrá-la em acessórios não é difícil, afinal, também é uma forma carinhosa de carregar o conceito consigo e as crenças. Além disso, em joias, é um símbolo bonito e cheio de história para usar, complementando a importância para cada um e dando um charme a mais no visual.

Imagem com fundo branco e pulseira prata com berloques de Mão de Fátima e Estrela de Davi

É possível encontrar pingentes de colares, berloques, brincos e anéis de diferentes modelos. Cá entre nós que as opções de prata são muito mais elegantes e modernas, não é? Ficam bem com tudo!

Se você é alguém que faz parte do cristianismo, pode combinar o símbolo com outros, como uma Cruz, mensagens de Fé e mais! Caso tenha outras crenças, pode procurar acessórios com outros símbolos, como a Mão de Fátima, com elementos da natureza, entre outras coisas.

Imagem com fundo branco e corrente prata com cruz prateada

O importante é usar o que você gosta, em conformidade com o que acredita e prega, e se sentir bem em qualquer ocasião! A Estrela de Davi dá disposição, energia e atrai muitas outras coisas para que você vença os obstáculos da vida.

E aí, gostou desse assunto? Você já deve ter percebido que amamos falar sobre simbologias espirituais e esoterismo, não é? São assuntos complexos que encantam e nos fazem enxergar e entender muitas coisas, que podem não estar presentes no dia a dia.

Para conferir mais disso, não deixe de ficar sempre ligadinha em nosso blog, viu?! Até a próxima!

Anterior

Acessórios de madrepérola: conheça as opções dessa tendência!

Anel de casamento e anel de noivado: qual mão usar? Conheça a tradição

Próximo

Deixe um comentário