Aprenda como limpar joias de prata com as dicas do Céu de Prata!

| |

Que as peças em prata são nossas favoritas, isso não é surpresa pra ninguém, mas não podemos negar que essas lindezas precisam sim de um cuidado todo especial. Para permanecerem sempre novinhas e prontas para nos acompanhar em qualquer ocasião é importante entender como limpar joias de prata da forma certa.  

Como já ensinamos no nosso IGTV lá no Instagram da Céu de Prata, os cuidados na hora de usar brincos, pulseiras e colares em prata são tão importantes quanto aqueles que tomamos na hora de limpá-los. Esse é um material duradouro, mas mesmo assim sua resistência está ligada a como cuidamos e conservamos nossas peças favoritas.

Chega de ter de “aposentar” uma peça porque ela está muito escura e sem vida, todas as suas joias merecem desfilar por aí e ornamentar seus looks. Para te ajudar a manter uma rotina de limpeza das suas joias em prata, separamos alguns truques e dicas infalíveis para mantê-las sempre brilhantes. Vem conferir!

Truques caseiros e como limpar joias de prata sem problemas!

O mercado atual já oferece alguns produtos específicos para limpeza de joias e objetos em prata, mas se a sua intenção é manter suas peças conservadas sem gastar muito, existem sim alguns truques caseiros que funcionam tão bem quanto e ainda ajudam a economizar aquela graninha.

Limpa os dentes e as joias

Pois é, fazer uso da pasta de dente é um dos truques mais conhecidos para limpar brincos e colares em prata, mas apesar de ser estranho, ele realmente funciona em casos onde a sujeira é mais superficial. A opção que realmente funciona é o creme dental branco, fique atento!

Pulseira de prata em cima de uma bancada branca

Na composição da maioria dos cremes dentais existe o bicarbonato de sódio e outros elementos abrasivos, que são eficazes para realizar a limpeza e devolver o brilho de superfícies maciças, como os dentes – ou a prata. Para iniciar o passo a passo, separe uma esponja, um pano ou uma escova nova e macia para evitar arranhões nas peças. 

Com um pouco de pasta aplicada na superfície do suporte escolhida, esfregue gentilmente a peça por completo, sem deixar nenhum cantinho de fora. Mas lembre-se: não é necessário exagerar na quantidade de pasta. Quando finalizar, retire toda a substância com água e sabão, após isso deixe secar em um local arejado. 

Para garantir um brilho extra às peças, é possível utilizar a flanela mágica da Céu de Prata ou outro pano macio para polir, mas deixe-as secarem bem antes.

O método mais eficiente também é muito simples!

Apesar do truque da pasta de dente sem prático e rápido, principalmente para momentos de urgência e viagens, o banho em bicarbonato de sódio continua sendo o método mais eficiente para limpar peças básicas e superfícies lisas em prata.

Joia de prata em uma mão antes de uma limpeza Joia de prata em uma mão após uma limpeza

Mesmo que esse seja um método seguro de limpeza, todo cuidado é pouco para garantir a durabilidade de suas peças em prata. Não exagere nas quantidades do produto e no número de vezes que essa limpeza é feita, o banho em bicarbonato feito de forma excessiva pode danificar detalhes muito pequenos e até mesmo pontos brilhantes.

Para começar, misture duas colheres de café de bicarbonato e uma de sal em um tigela de alumínio com meio litro de água. Antes de levar essa mistura ao fogo, mergulhe peças pequenas como brincos, cordões, pingentes, pulseiras e anéis embrulhadas em papel alumínio. Após ferver, desligue o fogo e mantenha as peças ali por alguns minutos. 

Após esse tempo, retire as peças da solução e posicione todas elas em uma superfície arejada para secar. O brilho e a coloração original voltam sem esforço, mas é necessário prestar atenção no tempo para que elas não sejam danificada. Fique de olho!

Para peças cheias de detalhes especiais! 

A limpeza com papel alumínio é a opção mais indicada para renovar o brilho de joias em prata com muitos detalhes e fendas mais difíceis de acessar com esponjas ou escovas. A reação aqui acontece quando o papel alumínio entra em contato com a água e libera substâncias que devolvem a aparência das peças na mesma hora.

Em um recipiente de vidro, adicione água e alguns pedaços de papel alumínio picado e leva a mistura ao fogo. Deixe o líquido ferver por cerca de vinte minutos ou até a prata clarear completamente. Após desligar o fogo, espere as peças se limparem totalmente para retirar tudo da água. 

Lavar todas as joias com água corrente e seque bem cada uma delas com um pano ou flanela macia. Para garantir que tudo esteja bem sequinho antes de guardar, posicione-as em uma superfície arejada e deixe por alguns minutos até que toda a água seja liberada.

Armazenar da forma certa também faz parte da limpeza! 

A forma certa de organizar e armazenar suas peças em prata também pode fazer grande diferença na hora de mantê-las limpas e brilhosas por muito mais tempo. Deixar colares, brincos, pulseiras e pingentes bagunçados não favorece em nada da durabilidade das peças, por isso, encontre um lugar certo para cada uma delas.

Mantenha tudo em um local seco e arejado, e prefira peças organizadores que separam um espaço para cada peça, assim elas correm menos risco de enrolar e riscar umas às outras. Para brincos e berloques pequenos, prefira os saquinhos plásticos unitários na hora de manter tudo organizado.

Apesar da ata 925 ser muito resistente, o processo de oxidação é natural e pode ocorrer no contato com o suor natural do corpo, com a água de piscina, e até mesmo com um alto teor de ácido úrico. Armazená-las da forma correta também é proteger suas peças desse efeito natural do tempo.

Gostou das dicas? Elas foram pensadas para te ajudar a encontrar a melhor forma de limpar suas joias em prata sem danificar ou perder o brilho no processo. A Céu de Prata é especialista no assunto, então pode confiar e escolher o método que mais se encaixa nas suas necessidades!

Conheça as novidades do nosso site, e nos vemos no próximo post! 

Anterior

Sereismo: o que é? Saiba tudo sobre a tendência

Como tirar anel do dedo: dicas da Céu de Prata

Próximo

Deixe um comentário